A BLAUPUNKT (pronuncia-se Blaow-Poonkt) foi fundada na cidade de Berlim em 1923 por Ottmar Voelk, Alfred Daeschner e Alfons Geister com o nome de Ideal-Radiotelefon und Apparatefabrik GMBH. A princípio a empresa produzia apenas phones de ouvido. Cada peça de equipamento era cuidadosamente testada por técnicos, em rigorosos processos, e marcada com um ponto azul, uma espécie de símbolo de qualidade e aprovação, que anos mais tarde viria a dar origem ao actual nome da empresa. Não demorou muito tempo até que os consumidores procurassem os produtos com Ponto Azul. A BLAUPUNKT, que em alemão significa “Blue Dot” (ponto azul), foi então registada como marca em 1924.
Após a Segunda Guerra Mundial, a empresa mudou as suas instalações para Hildesheim. A BLAUPUNKT foi responsável pelo lançamento do primeiro rádio FM para automóveis em 1951. No ano de 1959 a empresa atingia a marca de 1 milhão de rádios produzidos. No final da década de 60, em 1969, inovou mais uma vez, ao lançar o primeiro rádio stereo para automóveis, chamado Car Radio Frankfurt.
Actualmente, a Blaupunkt tem como principais clientes, as marcas de automoveis e para aparelhos mais especificos o consumidor final, propriamente dito. É, então uma companhia que actua tanto na esfera B2B como B2C.
Em relação á comunicação da marca, vemos alguns spots publicitarios em épocas especificas do ano e marcam presença nas principais feiras de materiais electronicos para automoveis.


